Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone Medicina: (11) 96065-9978 Ícone telefone Odontologia: (11) 96306-7414 Ícone horário

Seg. à Sex. 08:00 as 18:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

Telefone da Dual Clinic Whatsapp da Dual Clinic Endereço da Dual Clinic Instagram da Dual Clinic

 Cada fase de desenvolvimento de uma criança, depende de determinados tipos de vitamina e nutrientes para conduzir o corpo a uma crescente evolução no funcionamento do organismo. O leite materno é autossuficiente em muitos aspectos para a saúde, mas a necessidade de introduzir outros alimentos faz parte também do desenvolvimento do paladar.

Vamos apresentar para você mamãe uma forma bem simples de criar um cardápio saudável no momento certo para o seu neném com esta faixa etária de 4 a 6 meses. Não deixe de ler!

Como funciona o intestino do bebê?


O intestino é responsável pela filtragem de substâncias que podem ser potencialmente perigosas para o bebê e mantém no organismo os nutrientes que serão essenciais para um desenvolvimento saudável. Por isso é necessário manter um certo cuidado na entrada de determinados itens na dieta diária, pois, seus órgãos ainda são frágeis e precisam de cuidado.
 
Mas como fazer isso da forma correta?

Introdução alimentar para bebês de 4 e 5 meses: Como fazer?


Calma mãe não cometemos um erro. Vamos falar sobre bebês de 6 meses mais adiante e você vai entender o porquê. No período de 4 a 5 meses é importante manter uma dieta mais focada em leite materno, pois ainda o bebê não desenvolveu um intestino forte o suficiente para executar o processo de filtragem dos alimentos.
 
Caso surja a necessidade de complementar a dieta diária por alguma dificuldade na produção de leite materno, procure as orientações de uma pediatra que vai analisar a capacidade de absorção de alguns alimentos, porém, é sempre recomendável esperar mais um pouco.
 
Agora vamos explicar para você como preparar uma seleção de alimentos adequada para um bebê de 6 meses.
 

Como criar um Cardápio para bebê de 6 meses?

A primeira coisa mãe que você deve fazer com muita calma é dar frutas para o pequeno, porém, tenha bastante calma no processo. Pegue quantidades pequenas de frutas devidamente cortadas em pedaços pequenos e sem casca. Amasse bem e observe o apetite, e como o bebê se comporta com um novo sabor. Espere por uns dois dias mais ou menos para ver como o paladar dele reage antes de acrescentar outra fruta.

Após 1 mês, algumas carnes cozidas e com temperos mais leves aliadas a alguns legumes, podem ser dados no horário de meio-dia. Amasse-os bem para estimular com bastante sutileza a mastigação.

Veja como o seu filho reagiu durante duas semanas ou 1 mês e comece a fazer este cardápio no jantar, com o acréscimo de alguns grãos como arroz por exemplo.

Não se esqueça de amamentá-lo sempre que possível, dentre os intervalos desta nova rotina gastronômica, pois, é o que faz toda a diferença. 

Gostou das dicas deste post? Que tal você acessar o seguinte título:  Congelando o alimento do bebê: Papinha, leite materno e mais e ganhe praticidade para a sua vida.
 

Dra. Paula Regina Colombi

Dra. Paula Regina Colombi

Formada pela Faculdade Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia - SP
Especialista em pediatria pela AMB


FALE COM O ESPECIALISTA
Ebook sobre Alergia em Crianças