Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone

(11) 96065-9978

Ícone horário

Horário: Seg. à Sex. 08:00 as 19:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 - Vila Nova Cachoeirinha

Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone

(11) 96065-9978

Ícone horário

Horário: Seg. à Sex. 08:00 as 19:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

 Cada fase de desenvolvimento de uma criança, depende de determinados tipos de vitamina e nutrientes para conduzir o corpo a uma crescente evolução no funcionamento do organismo. O leite materno é autossuficiente em muitos aspectos para a saúde, mas a necessidade de introduzir outros alimentos faz parte também do desenvolvimento do paladar.

Vamos apresentar para você mamãe uma forma bem simples de criar um cardápio saudável no momento certo para o seu neném com esta faixa etária de 4 a 6 meses. Não deixe de ler!

Como funciona o intestino do bebê?


O intestino é responsável pela filtragem de substâncias que podem ser potencialmente perigosas para o bebê e mantém no organismo os nutrientes que serão essenciais para um desenvolvimento saudável. Por isso é necessário manter um certo cuidado na entrada de determinados itens na dieta diária, pois, seus órgãos ainda são frágeis e precisam de cuidado.
 
Mas como fazer isso da forma correta?

Introdução alimentar para bebês de 4 e 5 meses: Como fazer?


Calma mãe não cometemos um erro. Vamos falar sobre bebês de 6 meses mais adiante e você vai entender o porquê. No período de 4 a 5 meses é importante manter uma dieta mais focada em leite materno, pois ainda o bebê não desenvolveu um intestino forte o suficiente para executar o processo de filtragem dos alimentos.
 
Caso surja a necessidade de complementar a dieta diária por alguma dificuldade na produção de leite materno, procure as orientações de uma pediatra que vai analisar a capacidade de absorção de alguns alimentos, porém, é sempre recomendável esperar mais um pouco.
 
Agora vamos explicar para você como preparar uma seleção de alimentos adequada para um bebê de 6 meses.
 

Como criar um Cardápio para bebê de 6 meses?

A primeira coisa mãe que você deve fazer com muita calma é dar frutas para o pequeno, porém, tenha bastante calma no processo. Pegue quantidades pequenas de frutas devidamente cortadas em pedaços pequenos e sem casca. Amasse bem e observe o apetite, e como o bebê se comporta com um novo sabor. Espere por uns dois dias mais ou menos para ver como o paladar dele reage antes de acrescentar outra fruta.

Após 1 mês, algumas carnes cozidas e com temperos mais leves aliadas a alguns legumes, podem ser dados no horário de meio-dia. Amasse-os bem para estimular com bastante sutileza a mastigação.

Veja como o seu filho reagiu durante duas semanas ou 1 mês e comece a fazer este cardápio no jantar, com o acréscimo de alguns grãos como arroz por exemplo.

Não se esqueça de amamentá-lo sempre que possível, dentre os intervalos desta nova rotina gastronômica, pois, é o que faz toda a diferença. 

Gostou das dicas deste post? Que tal você acessar o seguinte título:  Congelando o alimento do bebê: Papinha, leite materno e mais e ganhe praticidade para a sua vida.
 

Dra. Paula Regina Colombi

Dra. Paula Regina Colombi

Formada pela Faculdade Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia - SP
Especialista em pediatria pela AMB
Especialista em Homeopatia pela AMH


FALE COM O ESPECIALISTA
Ebook sobre Alergia em Crianças