Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone Medicina: (11) 96065-9978 Ícone telefone Odontologia: (11) 96306-7414 Ícone horário

Seg. à Sex. 08:00 as 18:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

Telefone da Dual Clinic Whatsapp da Dual Clinic Endereço da Dual Clinic Instagram da Dual Clinic

Você é aquele tipo de mãe que trabalha o dia inteiro e tem que se tornar em duas para fazer tudo? Entendemos o modernismo atual que motiva mulheres que estão em período de amamentação a saírem a luta para trabalhar, e pensando nisso, vamos ensinar a você mamãe do século XXI a como congelar o alimento do bebê, incluindo papinha e leite materno.
 
Não perca esta oportunidade de acrescentar a sua vida mais praticidade, leia este texto e encontre dicas maravilhosas para organizar o menu do seu pequeno. Nós da Dual Clinic queremos ajudar na criação do seu filhote.
 
Desejamos uma ótima leitura!

Índice

Como congelar a papinha?

Como congelar o leite materno?

Como congelar a papinha?

 

O que não pode ser congelado?


Papinhas que contenham maionese, banana, vegetais crus, iogurte, claras cozidas, folhas de verduras, frutas e ovos, devem ser evitados de serem congelados. Uma dica importante e que deve ser seguida, é com relação ao descarte do que sobrou do pratinho da criança. Não congele de novo, pois após o contato com a saliva, o risco de contaminação é grande.
 

Colocando a papinha para congelar


Após o preparo da papinha, deposite a mesma em uma vasilha, e em outro recipiente de tamanho superior, deposite água com gelo, e depois com cuidado encaixe o recipiente menor sob o maior, pois esta ação vai servir para baixar a temperatura.
 
Comece a preparar os recipientes, cuidado para que todos estejam devidamente limpos. Após alguns minutos, comece a distribuir a papinha entre os recipientes em porções pequenas para não gerar desperdício.
 
Uma dica importante é criar etiquetas para controle de datas e variação do menu para o bebê não enjoar.
 
Coloque-os no freezer.
 

Processo de descongelamento


Se pretende servir uma das papinhas, de manhã retire a escolhida do freezer e mantenha na geladeira, e procure servi-la no mesmo dia para não gerar acumulo de bactérias.
 
É importante ensinar que a papinha é recomendada permanecer no freezer até 30 dias, porém deve-se observar o tempo que cada alimento mantem a maioria de suas propriedades nutritivas.
 

A papinha pode ser congelada de novo?


A partir do momento que existe o processo de descongelamento, a papinha já está exposta a diversas bactérias no ambiente, e após ao consumo se houver sobras, as mesmas devem ser descartadas, para que não se grave a contaminação, que pode trazer complicações ao organismo do bebê.

Como congelar o leite materno?

 

O que não pode ser congelado?


Neste caso, a primeira quantidade de leite que sai no momento da coleta deve ser descartada, por conter alguns microrganismos que no processo de congelamento podem ser prejudiciais.  
 

Colocando o leite materno para congelar


Antes de iniciar o procedimento de coleta do leite materno, limpe todos os recipientes (que por preferência deve ser de vidro), mantendo a higiene. A mãe deve cuidar de lavar as mãos e os seios para retirar o leite materno.
 
Com a mão direita (vice-versa), posicione o polegar acima do mamilo esquerdo e o indicador abaixo, com o recipiente na mão contrária. Com movimentos bem coordenados, faça a extração durante um período que deve durar em média uns 20 minutos.
 
Coloque no freezer logo após a coleta, certifique-se que a quantidade não foi exagerada para não gerar perda de leite desnecessária.
 

Processo de descongelamento


Aqueça o leite em banho-maria, e antes de depositá-lo na mamadeira, faça a higienização da mesma. Agite o leite antes de servi-lo, para que suas propriedades nutritivas possam ficar mais concentradas. No freezer o leite suporta um período de 15 dias, e na geladeira 24 horas, e em temperatura ambiente a mamadeira não pode ultrapassar o período de 1 hora.
 
Dica: Ferva o bico da mamadeira antes de oferecer o leite a criança. Com este procedimento, você vai estar garantindo a integridade do organismo do pequeno.
 

O leite materno pode ser congelado de novo?


Não. Caso esta ação seja feita, vai se intensificar uma contaminação muito forte, que em contato com o sistema digestivo da criança vai provocar infecções.

Para receber dicas infalíveis para alimentar o seu bebê consulte um pediatra. Este profissional é perfeito para ajudar na regulação do cardápio do seu filho.

 
 
 

Dra. Paula Regina Colombi

Dra. Paula Regina Colombi

Formada pela Faculdade Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia - SP
Especialista em pediatria pela AMB


FALE COM O ESPECIALISTA
Ebook sobre Alergia em Crianças