Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone Medicina: (11) 96065-9978 Ícone telefone Odontologia: (11) 96306-7414 Ícone horário

Seg. à Sex. 08:00 as 18:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

Telefone da Dual Clinic Whatsapp da Dual Clinic Endereço da Dual Clinic Instagram da Dual Clinic

O maior indicativo sobre a saúde do bebê é o seu peso. A partir deste dado, sabemos definir se cuidados especiais devem ser aplicados. Toda a mãe quer ver o seu filho saudável e forte, por isso a dúvida sobre quanto o bebê deve engordar mês a mês é tão frequente.
 
Mas não adianta saber a quantidade de peso necessária, se você não entende a forma certa de fazer isso não é mesmo?
 
Neste post esclarecemos algumas dúvidas, e mostramos o caminho para uma saúde plena do seu pequeno.
 
Não deixe de ler!

Desenvolvimento do bebê mês a mês: Aonde você está errando?


É muito difícil atribuir a mãe uma culpa com relação a ganhos de peso ou não do bebê. Na maioria dos casos, o desenvolvimento do bebê mês a mês é algo muito particular. Porém nos primeiros dias, a produção de leite materno pode ser afetada, caso a mãe não esteja se cuidando, ou sofra de algum problema emocional.

Sabendo da importância do leite materno, saiba logo a seguir se é suficiente no primeiro mês de vida.

Bebê de 1 mês: Só o leite materno é suficiente?


Sim. Durante um longo período até ao 12° mês, é a fonte principal de alimento. Além de repor as energias que o bebê gasta ao chorar e fazer pequenos movimentos que sugam suas reservas, o leite materno é importante para a formação de defesas no organismo contra doenças, e ajuda no crescimento geral, fortalecendo a estrutura corporal da criança.

Para saber mais sobre esta fase inicial da vida, leia o seguinte post: Bebê de 1 mês: As melhores dicas para o seu desenvolvimento.

Fases do bebê mês a mês: O começo rumo a saúde


A primeira coisa que você deve fazer como mãe é se cuidar. Mudanças na alimentação, com acréscimo de verduras e frutas, e beber bastante água, vai ajudar na produção de um leite materno muito mais abundante e nutritivo.

As questões emocionais e o ambiente que você vive, devem estar favoráveis para o seu organismo funcionar corretamente. Atividades de relaxamento como yoga, pilates e a shantala, são ótimos recursos para o equilíbrio emocional, o que resultará em benefícios para você e consequentemente para o seu bebê.

Mês a mês do bebê: Um resumo do caminho certo


Agora um resumo simples:

1 – Do 1° ao 5° mês, o ganho de peso chega a 600 g/mês. Pode existir oscilações, aonde alguns bebês engordam mais e outros menos (consulte um pediatra para entender melhor), sendo a principal fonte de alimento o leite materno.

2 – Do 6° ao 12° mês, o ganho de peso em média é de 500g/mês. Nesta fase é recomendável acrescentar alimentos sólidos a dieta. O seu anjo da guarda para ajuda-lo nesta missão será o pediatra, que vai passar um cardápio adequado.

A saúde do seu bebê preocupa muito a Dual Clinic.

Se está tendo problemas com o peso do seu filho e isso está te preocupando muito, conheça a Puericultura, e veja como esta especialidade faz um acompanhamento integral da saúde.
 

Dra. Paula Regina Colombi

Dra. Paula Regina Colombi

Formada pela Faculdade Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia - SP
Especialista em pediatria pela AMB


FALE COM O ESPECIALISTA
Ebook sobre Alergia em Crianças