Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone

(11) 96306-7414

Ícone horário

Horário: Seg. à Sex. 08:00 as 19:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 - Vila Nova Cachoeirinha

Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone

(11) 96306-7414

Ícone horário

Horário: Seg. à Sex. 08:00 as 19:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

 
Dentes sensíveis e suas causas, principais sinais, diagnóstico, tratamento e mais, serão mostrados neste texto completo, para você saber lidar com este incomodo que além de mudar o seu humor pela dor, vai impedir de viver alguns momentos prazerosos na hora de apreciar algum alimento que você tanto gosta.

Pensando no seu bem-estar, o blog da Dual Clinic voltado para área de Odontologia, resolveu preparar esta matéria exclusiva para tirar as suas principais dúvidas, e ajuda-lo alcançar uma saúde bucal plena e de qualidade.

Desejamos a você uma ótima leitura, e recomendamos acompanhar todos os tópicos pois estão bem claros e objetivos para você não perder tempo.

O que são dentes sensíveis?


Para você compreender melhor, o esmalte e a gengiva são os principais protetores do dente e de sua raiz, e quando ocorre a perda do esmalte e a retração gengival, ocorre a sensibilidade nos dentes.
 

Como saber se eu tenho dentes sensíveis?


Se os dentes ficam doloridos nas seguintes situações:
 
- Aspirar ar frio
- Comer algo quente ou frio
- Doces
- Alimentos ácidos
 
Podemos concluir que você tem dentes sensíveis. Mas ao se deparar com esta realidade, é importante você saber quais são as causas.
 

Quais são as causas?


Veja abaixo quais são as principais causas para os dentes sensíveis, provocadas por algumas atitudes equivocadas:
 
- Retração da gengiva que provoca a exposição da gengiva
 
- Escovação forte e exagerada, com o uso de escovas de cerdas duras, que provocam o desgaste da gengiva.
 
- Consumo de alimentos ácidos que vão destruindo aos poucos o esmalte do dente.
 
- Problemas de Bulimia e refluxo de ácido, que provocam os mesmos malefícios do anterior.
 

Sensibilidade nos dentes: O que estou fazendo de errado?


Provavelmente a sua rotina de higiene bucal está equivocada. Ao escovar os dentes, usar uma força exagerada crendo que a sujeira e cárie vão ser eliminadas é um grande erro. As consequências vão gerar muitos malefícios a gengiva, causando retração gengival, deixando o dente e raiz desprotegidos.
 
Entender o funcionamento de uma escova de dente é essencial no processo de higiene bucal. Converse com o seu dentista e aprenda uma rotina eficiente na hora da sua escovação.
 

Como prevenir?


Procure escovar os seus dentes 3x ao dia, com todo o cuidado e demorando no mínimo 2 minutos sem forçar as cerdas da escova. O uso do fio dental entre os espaços dos dentes é primordial para tirar alguma sujeira que a escova não conseguiu remover. Outra recomendação é controlar o consumo de bebidas e alimentos ácidos que são prejudiciais ao esmalte do dente. 
 

O melhor tratamento para dentes sensíveis


Aplicando verniz fluoretado sobre a superfície dos dentes, você ganha uma proteção extra contra cáries, aumentando as propriedades benéficas contra a sensibilidade. Outra opção mais fácil e acessível, é o uso de um creme dental adequado para dentes sensíveis, que no momento da aplicação, dissolve uma proteção que reveste o esmalte já desgastado.
 
Recomendamos entrar em contato com um especialista, que vai ajudar a lidar com a sensibilidade, e a  readquirir uma vida normal e sem dores. 

Dr. Murillo Rocha

Dr. Murillo Rocha

CRO 102.057
Cirurgião Dentista
Clínico Geral
Implantodontista
Excelência em estética


FALE COM O ESPECIALISTA
Ebook sobre Clareamento Dental