Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone Medicina: (11) 96065-9978 Ícone telefone Odontologia: (11) 96306-7414 Ícone horário

Seg. à Sex. 08:00 as 18:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

Telefone da Dual Clinic Whatsapp da Dual Clinic Endereço da Dual Clinic Instagram da Dual Clinic

A obesidade infantil atinge um número considerável no Brasil. Os seus perigos podem gerar doenças com um alto grau de gravidade, que podem impactar definitivamente na qualidade de vida da criança, que ficará exposta a um futuro incerto com relação a uma vida mais longa.
 
O que os pais buscam atualmente são respostas mais claras e objetivas, que ajudem a entender as armadilhas dessa enfermidade e os seus reais perigos, pois o que se divulgam atualmente são informações muito rasas e sem aprofundamento.
 
Hoje você vai aprender os seguintes conceitos:

Você sabe o que é obesidade infantil?

Como descobrir se o seu filho está acima do peso?

O que faz o bebê ganhar muito peso?

As consequências da obesidade Infantil

Tratamento da obesidade Infantil

Como prevenir?

Você sabe o que é obesidade infantil?


Obesidade infantil é quando uma criança apresenta diferença no seu peso que está bem acima do normal em comparação a sua faixa etária e altura. A Obesidade Infantil no Brasil preocupa bastante pelos seus dados nada animadores, pois a cada três crianças uma sofre com excesso de peso.
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Obesidade Infantil é uma das grandes enfermidades do nosso século, devendo ser encarada com seriedade em seu combate.

Como descobrir se o seu filho está acima do peso?


Para descobrir se o seu filho está acima do peso não basta apenas fazer um cálculo de IMC (Índice de massa corporal), ou simplesmente fazer uma análise pessoal e determinar que uma gordurinha é sinal de saúde. A melhor alternativa é leva-lo a um pediatra, que vai fazer as seguintes perguntas:
 
1 – Histórico de obesidade na família
2 – Hábitos diários com relação a alimentação da criança
3 – Com que frequência a criança faz exercícios físicos
 
Junto com essas perguntas são feitos alguns exames para determinar o índice de colesterol, glicemia e exames de sangue para verificação do estado hormonal.

O que faz o bebê ganhar muito peso?


Os fatores que fazem o bebê ganhar muito peso pode ser determinado pelo fator genético, porém não é decisivo, pois em alguns casos o bebê pode estar dentro dos padrões aceitáveis mesmo com histórico na família.
 
O cardápio diário com muita gordura e alimentos com poucos valores nutritivos, é um dos grandes vilões da saúde. A falta de atividades físicas e de movimentos que possam incentivar o bebê a entrar em uma zona de sedentarismo, combinado com os fatores acima pode gerar consequências negativas.  

As consequências da obesidade Infantil


São inúmeras as consequências da obesidade infantil que podem incluir:

- Baixa autoestima e influências negativas de comportamento
- Colesterol alto e perigo de doença cardíaca
- Depressão, problemas de relacionamento e dificuldades para dormir
- Hipertensão e diabete do tipo 2
- Diversos tipos de doenças respiratórias e asma
 
Quando a criança apresenta alguns destes sintomas, o melhor caminho a seguir é de um tratamento que possa conter os avanços prejudiciais à saúde.

Tratamento da obesidade Infantil


Existem dois níveis de obesidade infantil que devem ser tratadas com diferentes tipos de ações:
 

Obesidade Leve:

Faça a manutenção do peso, e com o passar do tempo e as mudanças de altura, o peso do bebê vai se ajustando.
 

Obesidade com risco de doenças: 

A única forma recomendada é o emagrecimento, que deve manter-se sempre evoluindo com a eliminação de gordura. Para chegar a estes resultados, os métodos de adoção de um cardápio saudável, atividades físicas, medicamentos (devidamente recomendado por especialistas) e cirurgia (em caso mais graves aonde procedimentos mais simples não funcionaram), são essenciais para a recuperação da saúde da criança.

Como prevenir?


Um acompanhamento anual em uma Clínica Integrada com um pediatra, é essencial para diagnosticar qualquer tipo de anomalia no peso e alteração no organismo. Crie hábitos saudáveis como um menu com alimentos mais leves, atividades semanais com visitas a parques para estimular a prática de exercícios físicos.

Desenvolva bons exemplos aos seus filhos com relação a alimentação e controle do seu peso, pois bebês absorvem muito as atitudes dos pais.
 
Seguindo à risca as dicas deste texto, o seu filho vai ficar livre dos perigos da obesidade infantil. Compartilhe essa informação no Facebook e ajude outros pais a cuidarem melhor dos seus bebês. 

Dra. Paula Regina Colombi

Dra. Paula Regina Colombi

Formada pela Faculdade Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia - SP
Especialista em pediatria pela AMB


FALE COM O ESPECIALISTA
Ebook sobre Alergia em Crianças