Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone Medicina: (11) 96065-9978 Ícone telefone Odontologia: (11) 96306-7414 Ícone horário

Seg. à Sex. 08:00 as 18:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

Telefone da Dual Clinic Whatsapp da Dual Clinic Endereço da Dual Clinic Instagram da Dual Clinic

Olá queridos pais, tudo bem?
 
Vocês já ouviram por acaso alguém mencionar a palavra BLW? Dizem por aí que é um processo que coloca nas mãos do bebê as escolhas sobre o que deseja comer ou não.
 
Mas será que este método funciona mesmo? Existe quem aprova e quem desaprova o uso desta técnica para amadurecer a criança neste processo de introdução alimentar.
 
Se estão curiosos para aprender como se faz, preparamos um passo a passo bem simples para um começo tranquilo e sem erros.
 
Vamos aprender a cuidar melhor do seu neném? Confira nosso post!

O que é método BLW?


O Baby Led Weaning (O desmame conduzido pelo bebê) é uma forma de fazer introdução alimentar com o pequeno tomando as próprias decisões a mesa do que deseja comer.  

Esse processo já era feito por muitos pais, porém, o nome se popularizou através de Gill Rapley, após o lançamento de seu livro Baby-led Weaning: Helping Your Baby to Love Good Food, que aprofunda nesta questão do neném se virando nos momentos de suas refeições e amadurecendo com as novas experiências que vão sendo acrescentadas ao seu paladar.
 
Mas será que este método funciona mesmo? É o que você vai descobrir a seguir.

O BLW funciona?

Funciona se feito de forma correta. Os pais devem nas refeições apresentar um cardápio variado em termos de nutrição para toda a família e deixar o bebê escolher. Alguns pediatras dizem que o corpo do bebê vai se manifestar em contato com algum alimento demonstrando a necessidade de consumi-lo. Outras linhas contrárias ao método BLW, diz que os pais devem ter o total controle sobre o cardápio do bebê sem deixá-lo decidir pelo que é bom ou ruim.

 
Quer começar a desenvolver essa técnica? Aprenda como no próximo tópico.

Como começar o BLW


Para aprender a fazer o BLW, comece pelos seguintes passos:
 
1 – Inicie o BLW quando o bebê alcançar os 6 meses idade
2 – Com a capacidade de sentar que a criança adquire nesta idade coloque ela na mesa junto com a família para as refeições.
3 – Corte os alimentos em pedaços para que ele possa pegá-los com as mãos, deixando ele escolher o que quer comer e a quantidade que o deixa saciado.
4 – Varie o cardápio sempre que possível para estimular o paladar e o tato em contato com diferentes tipos de alimento.
 
Você sabe qual é o cardápio básico do BLW? Preparamos um texto bem interessante para te ajudar. Acesse o seguinte título: Como fazer introdução alimentar para bebês de 4 a 6 meses, e fique por dentro de quais alimentos escolher.
 
Gostou do conteúdo? Veja o que você aprendeu:
1 - Baby Led Weaning é uma forma de introdução alimentar guiada pelas próprias vontades do bebê
2 – O método funciona se existir muito cuidado e bom senso dos pais do que colocar no cardápio e de conduzir a situação com bastante calma e atenção.
3 – Passos simples e básicos para fazer o BLW sem erros e de forma tranquila.
 
PS; Nunca esqueça do leite materno! É extremamente importante para a nutrição da criança!
 
Compartilhe este conteúdo no Facebook com os seus amigos e familiares. Apresente a eles o método BLW e veja se eles concordam ou não.
 

Dra. Paula Regina Colombi

Dra. Paula Regina Colombi

Formada pela Faculdade Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia - SP
Especialista em pediatria pela AMB


FALE COM O ESPECIALISTA
Ebook sobre Alergia em Crianças