Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone Medicina: (11) 96065-9978 Ícone telefone Odontologia: (11) 96306-7414 Ícone horário

Seg. à Sex. 08:00 as 18:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

Telefone da Dual Clinic Whatsapp da Dual Clinic Endereço da Dual Clinic Instagram da Dual Clinic

Papais e mamães sempre estão em constante preocupação com a rotina dos seus filhos. Como a que horas vão comer, brincar, dormir e etc., são constantemente controladas a todo o tempo. Mas, e quando se trata da saúde de um bebê que tem poucos meses de vida?

A coisa mais difícil é lidar com uma criança que acaba de chegar ao mundo, pois os seus sinais e anseios são ainda um mistério, e com as constantes mudanças do dia-a-dia, fica difícil administrar tantos detalhes não é mesmo!?

Por isso resolvemos explicar como criar uma rotina para o bebê correta e sem segredos, para te ajudar nesta fase que é cheia de tantas surpresas e descobertas.

Rotina para bebê recém-nascido tem de ser prioridade


A partir dos dois meses de idade comece a pensar seriamente em uma rotina diária para o seu bebê. Essa ação é importante para ajudar nos ajustes químicos do organismo da criança e no seu desenvolvimento natural. Seguindo passos estabelecidos para o seu pequeno comer bem, passear e dormir, é muito mais provável que ele cresça com todas as propriedades necessárias para explorar o mundo da melhor maneira possível.

Rotina para o bebê durante o dia

Geralmente alguns bebês trocam o dia pela noite e acabam também mudando para pior o dia-a-dia de pais que permanecem acordados durante a noite para suprir as necessidades de seus filhos. A melhor coisa é mostrar aos sentidos dele de que é dia. Por exemplo:
 

- Manter a casa bem iluminada
- Não o privar dos barulhos de arrumação e externos
- Estimula-lo a ficar acordado com conversas e pequenas brincadeiras

Criando estes hábitos durante o dia, o pequeno aos poucos vai gerando um reloginho automático, que vai deixa-lo mais acesso e com mais disposição nesta faixa de tempo.

Sinais do bebê: Qual a melhor hora para alimentá-lo?

Existem muitos profissionais da área que apontam diferentes técnicas para estimular e ajustar a rotina do bebê no que se diz respeito a sua alimentação. A importância de um pediatra nesta questão é vital, pois um profissional deste gabarito tem a capacidade de orientar através de exames que detectam as características do bebê e indicam o melhor caminho.
 

Uma atitude simples que os pais podem fazer é observar os movimentos da criança quanto ao fazer biquinhos e procurar de forma instintiva a mãe para ser amamentado.

Através destas observações, faça anotações sobre os horários, e assim nos demais dias comece a oferecer o alimento através do leite materno.

 
Agora chegou a uma parte muito importante: O sono.
 

Rotina do sono para o bebê: O que você pode fazer?

A partir das 19 horas você pode preparar todo o ambiente caseiro para estimular o sono do bebê, diminuindo a iluminação da casa e se esforçando para manter o silêncio. Encher os ambientes com músicas de fundo apropriadas para o momento podem ajudar, pois com a captação de sons relaxantes, o seu filho vai sentindo o corpo ficar propício para o descanso.

Uma outra ideia muito boa é mantê-lo em seu colo enquanto descansa na poltrona de amamentação, embalado o seu baixinho até ele fechar as pálpebras.

Mudanças com o crescimento e sua rotina


Com o crescimento do bebê algumas coisas podem mudar, devido às suas necessidades aumentarem e o seu organismo apresentar mudanças, o que interfere nas suas rotinas de alimentação e necessidade de sono.

Muitos pais após o bebê apresentar uma certa idade, começam a retornar ao seu dia-a-dia de trabalho, o que pode ocasionar em mudanças de horários e hábitos dentro da casa.
 
Como lidar com as mudanças sem afetar a saúde do seu pequeno?

Encontre na figura de um pediatra um anjo para a sua vida. 

Dra. Paula Regina Colombi

Dra. Paula Regina Colombi

Formada pela Faculdade Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia - SP
Especialista em pediatria pela AMB


FALE COM O ESPECIALISTA
Ebook sobre Alergia em Crianças