Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone Medicina: (11) 96065-9978 Ícone telefone Odontologia: (11) 96306-7414 Ícone horário

Seg. à Sex. 08:00 as 18:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

Telefone da Dual Clinic Whatsapp da Dual Clinic Endereço da Dual Clinic Instagram da Dual Clinic

Nascer antes da hora traz muitas inseguranças para os pais. Os riscos são reais, e a probabilidade de doenças são enormes. É muito difícil lidar com bebês prematuros, pois a imagem frágil, transmite uma sensação de insegurança, e nunca se sabe como o desenvolvimento dos pequenos podem ser afetados.

Não precisa ficar preocupado(a), separamos uma série de cuidados importantíssimos para tirar todas as suas dúvidas, acompanhe as nossas dicas, e entenda melhor como lidar com um prematuro.
 

É possível o bebê prematuro sobreviver?

 

Com o avanço da medicina, tanto no funcionamento melhorado de aparelhos, como o uso de medicamentos, as chances de um prematuro sobreviver é muito grande.

Quais são as doenças que afetam um bebê prematuro?


As doenças que podem afetar a criança aparecem logo após o seu nascimento, como a fragilidade dos rins e do coração por exemplo. Os pulmões por serem frágeis, trazem uma imensa dificuldade para respirar, o que implica no uso de aparelhos. O sistema imunológico é muito fraco, expondo a criança a algum vírus nocivo.

Quando a criança pode deixar o hospital?

 

Após alcançar o peso de 2 Kg que é compatível com uma criança recém nascida, o bebê pode deixar o hospital e ir para a casa.

Que cuidados devo ter com o bebê prematuro em casa?

 

Com a chegada do pequeno em casa, os cuidados que devem ser mantidos são os mesmos. Quando atinge o peso de 2 kg e recebe alta do hospital, a criança apresenta um sistema imunológico mais forte, o que traz uma maior tranquilidade.

Se o caso for de risco, o tratamento iniciado no hospital deve continuar, porém os pais devem ficar atentos a todas as informações passadas pelo médico.

A criança vai apresentar no futuro alguma sequela?


Depende de como foi o período de recuperação no Hospital. Se houve alguma enfermidade no pulmão e no intestino por exemplo, ao iniciar uma vida normal em casa, o bebê vai apresentar alguns problemas intestinais e crônicos na parte de respiração.
 

Com relação a altura o bebê prematuro permanecerá pequeno?

 

Nos primeiros dois anos de vida, o bebê recupera as suas medidas tanto na questão do peso, quanto em altura. Na questão neurológica, deve existir um preocupação quanto a corrigir atrasos em questão de comportamento, que devem ser feitos com urgência com acompanhamento de profissionais.

É sempre bom neste período da vida levar o seu filho para ser avaliado, pois um dos maiores trunfos de um futuro feliz é de quem cuida hoje.

Saiba como a Dual Clinic pode garantir um desenvolvimento de sucesso para a saúde do seu filho. Conheça a especialidade de puericultura.

 

Dra. Paula Regina Colombi

Dra. Paula Regina Colombi

Formada pela Faculdade Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia - SP
Especialista em pediatria pela AMB


FALE COM O ESPECIALISTA
Ebook sobre Alergia em Crianças