Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone

(11) 96306-7414

Ícone horário

Horário: Seg. à Sex. 08:00 as 19:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 - Vila Nova Cachoeirinha

Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone

(11) 96306-7414

Ícone horário

Horário: Seg. à Sex. 08:00 as 19:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

Nascer antes da hora traz muitas inseguranças para os pais. Os riscos são reais, e a probabilidade de doenças são enormes. É muito difícil lidar com bebês prematuros, pois a imagem frágil, transmite uma sensação de insegurança, e nunca se sabe como o desenvolvimento dos pequenos podem ser afetados.

Não precisa ficar preocupado(a), separamos uma série de cuidados importantíssimos para tirar todas as suas dúvidas, acompanhe as nossas dicas, e entenda melhor como lidar com um prematuro.
 

É possível o bebê prematuro sobreviver?

 

Com o avanço da medicina, tanto no funcionamento melhorado de aparelhos, como o uso de medicamentos, as chances de um prematuro sobreviver é muito grande.

Quais são as doenças que afetam um bebê prematuro?


As doenças que podem afetar a criança aparecem logo após o seu nascimento, como a fragilidade dos rins e do coração por exemplo. Os pulmões por serem frágeis, trazem uma imensa dificuldade para respirar, o que implica no uso de aparelhos. O sistema imunológico é muito fraco, expondo a criança a algum vírus nocivo.

Quando a criança pode deixar o hospital?

 

Após alcançar o peso de 2 Kg que é compatível com uma criança recém nascida, o bebê pode deixar o hospital e ir para a casa.

Que cuidados devo ter com o bebê prematuro em casa?

 

Com a chegada do pequeno em casa, os cuidados que devem ser mantidos são os mesmos. Quando atinge o peso de 2 kg e recebe alta do hospital, a criança apresenta um sistema imunológico mais forte, o que traz uma maior tranquilidade.

Se o caso for de risco, o tratamento iniciado no hospital deve continuar, porém os pais devem ficar atentos a todas as informações passadas pelo médico.

A criança vai apresentar no futuro alguma sequela?


Depende de como foi o período de recuperação no Hospital. Se houve alguma enfermidade no pulmão e no intestino por exemplo, ao iniciar uma vida normal em casa, o bebê vai apresentar alguns problemas intestinais e crônicos na parte de respiração.
 

Com relação a altura o bebê prematuro permanecerá pequeno?

 

Nos primeiros dois anos de vida, o bebê recupera as suas medidas tanto na questão do peso, quanto em altura. Na questão neurológica, deve existir um preocupação quanto a corrigir atrasos em questão de comportamento, que devem ser feitos com urgência com acompanhamento de profissionais.

É sempre bom neste período da vida levar o seu filho para ser avaliado, pois um dos maiores trunfos de um futuro feliz é de quem cuida hoje.

Saiba como a Dual Clinic pode garantir um desenvolvimento de sucesso para a saúde do seu filho. Conheça a especialidade de puericultura.

 

Dra. Marly Sato

Dra. Marly Sato

Formada pela Faculdade Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia - SP
Especialista em pediatria pela AMB


FALE COM A ESPECIALISTA
Ebook sobre Alergia em Crianças