Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone

(11) 96065-9978

Ícone horário

Horário: Seg. à Sex. 08:00 as 19:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 - Vila Nova Cachoeirinha

Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone

(11) 96065-9978

Ícone horário

Horário: Seg. à Sex. 08:00 as 19:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

O TDAH é uma doença de extrema preocupação e que exige muito cuidado. Se tratada como uma característica de personalidade, a mesma pode piorar o estado da criança.
 
Vivemos em tempos em que os pais andam com pouca possibilidade de observarem os seus filhos o que pode gerar o surgimento de muitas enfermidades que ficam longe da vista de proteção.
 
Trata-se de uma doença crônica que segundo dados oficiais, apresenta o surpreendente número de 2 milhões de caso por ano.
 
Vamos te passar informações completas sobre esse problema grave e que exige total cuidado.

O que é TDAH?


TDAH é a sigla para definir Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que se forma desde a gravidez e tem seu desenvolvimento entre 1 e 6 anos de idade, com permanência durante o período da adolescência e fase adulta. Esse problema não tem uma cura, porém, pode amenizar os sintomas e controlar os picos dos problemas com tratamento especializado e uso de medicamento.
 
Para prevenir este tipo de doença no seu filho, é importante dizer que, grande parte do perigo para a formação do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, ocorre no período de gestação. Em alguns casos os sintomas não acompanham o pacote extra da hiperatividade. Entenda melhor ao longo do texto.

Como TDAH se forma na gravidez?


Mães que tem vícios ligados ao álcool e ao tabagismo por exemplo, devem tomar muito cuidado. Em período de gravidez, os compostos químicos da bebida e do cigarro, causam traumas neurológicos na formação cerebral do bebê ainda em formação na barriga. O TDAH como dito anteriormente, não tem cura.
 
A necessidade de planejamento de uma maternidade é muito importante, pois, a mãe além de cuidar dela mesmo precisa se doar para um bebê que está se formando para um mundo grande e novo.
 
Na infância em casa e na escola é aonde os sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ficam mais em evidência.

Quais são os principais sintomas do TDAH?


Sabe aquelas crianças que em momentos impróprios fica pulando de um lado para outro, não ouve o que você fala e mesmo sentadas elas ficam com movimentos involuntários simulando chutes? Esse é um clássico caso de TDAH.  E no momento em que você está passando uma orientação para ela, de forma rápida ele se distrai com outra coisa.
 
Na escola as coisas ficam mais evidentes. A professora começa a notar dificuldade de interação com a sua aula, brigas constantes com os colegas e dificuldade imensa de ficar sentado por 5 minutos na cadeira. Os problemas sociais vão aumentando e a criança começa a ter dificuldades de encaixe em grupos escolares e na aprendizagem de matérias.
 
Como resolver esse quadro? Vamos te ajudar com as melhores soluções.

Quais são os melhores tratamentos para TDAH?


A primeira atitude que você como mãe deve tomar é visitar um profissional de pediatria. Com a experiência deste especialista em saúde infantil, ele vai indicar o melhor caminho a ser tomado como o comparecimento a sessões com um terapeuta infantil, ou até mesmo o uso de medicamentos que possam agir na química cerebral e controlar os sintomas.
 
Não se precipite com ações próprias como o uso de agressividade com a criança, tente entender o seu comportamento e procure um especialista que possa ajudá-lo. Compreenda toda a atmosfera que ronda o seu filho. Análise todo o histórico desde o seu nascimento até o presente momento. Esse cuidado é essencial para dar a ele uma vida normal.
 
Procura um anjo que possa guardar a saúde do seu grande tesouro? Temos uma dica incrível para você! Conheça os anjos da guarda por nome de Doutora Marli e Paula, que colecionam elogios dos pais.
 
Marque uma consulta e surpreenda-se!
 
 

Dra. Paula Regina Colombi

Dra. Paula Regina Colombi

Formada pela Faculdade Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia - SP
Especialista em pediatria pela AMB
Especialista em Homeopatia pela AMH


FALE COM O ESPECIALISTA
Ebook sobre Alergia em Crianças