Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone Medicina: (11) 96065-9978 Ícone telefone Odontologia: (11) 96306-7414 Ícone horário

Seg. à Sex. 08:00 as 18:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

Telefone da Dual Clinic Whatsapp da Dual Clinic Endereço da Dual Clinic Instagram da Dual Clinic

A criança passa por diversas infecções durante o ano, e segundo a Medicina Pediátrica, é comum este tipo de manifestação em um organismo mais frágil. Durante o período de 1 ano, a criança pode pegar mais de uma infecção, o que no ponto de vista dos pais, se torna algo preocupante.

A infecção mais comum é a urinária, que apresenta um grau de porcentagem alta entre meninos e meninas, que podem sofrer desde mal muito cedo.

Hoje vamos responder 5 dúvidas sobre infecção urinária em crianças, que você provavelmente não sabe. Continue lendo para descobrir.

1 – Como um bebê adquire uma infecção urinária?

 
É muito comum o surgimento de uma infecção urinária logo nos primeiros anos de vida. Como as bactérias conseguem agir com mais facilidade no trato urinário de uma criança, os sintomas se manifestam rapidamente, porém em outros casos, as suas causas podem permanecer ocultas.
Por isso é necessário descobrir como a infecção urinária se manifesta no seu filho.

2 – Descobrindo a infecção urinária no seu filho

 
Um dos sinais vem da forte febre que pode acometer a criança. Dores abominais, inchaço na região da bexiga, vontade de urinar a todo momento, dificuldade de segurar a urina, incômodos nas costas, e problemas para se alimentar, aumentando a irritação da criança.
Com a maioria destes sintomas confirmados, a infecção urinária é certa. Agora é preciso procurar a cura.  

3 – Como curar uma infecção urinária na criança?

 
O perigo de procurar soluções caseiras, auto medicação ou até mesmo seguir dicas de blogs de saúde duvidosos, podem agravar ainda mais o problema. Nós recomendamos uma consulta com um Pediatra, que vai identificar e confirmar todos os sintomas com a coleta de urina, oferendo a criança, todos os cuidados necessários para ficar totalmente restabelecida.  
 
 

4 – A infecção urinária no bebê pode se tornar mais séria?

 
Depende da evolução dos sintomas. Caso o bebê apresente um obstáculo para urinar, a melhor solução é procurar a Medicina Pediátrica, que vai avaliar a necessidade de uma cirurgia. O acompanhamento por um especialista, é importante para evitar o agravamento do problema, e manter a saúde do bebê.
 

5 – Como posso evitar as infecções?

 
Ofereça bastante líquido para a criança. Essa ação, ajuda na prevenção da prisão de ventre, que colabora para o desenvolvimento de infecções. Acrescente na dieta do bebê muita fibra, como algumas frutas e verduras, que auxiliam no melhor funcionamento do intestino.

Introduzir uma Alimentação Saudável para o seu bebê é importante, pois evita o desenvolvimento de diversas doenças.

Outra dica importante, é manutenção do leite materno até ao 7° mês de vida, pois o líquido tem propriedades que garante proteção ao organismo.

Porém, algumas crianças tem uma tendência maior a pegarem uma infecção urinária, o que deve ser observado como um fator natural. Se deseja saber mais dicas de saúde, não deixe de acompanhar o nosso blog.
 

Dra. Paula Regina Colombi

Dra. Paula Regina Colombi

Formada pela Faculdade Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia - SP
Especialista em pediatria pela AMB


FALE COM O ESPECIALISTA
Ebook sobre Alergia em Crianças