Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone Medicina: (11) 96065-9978 Ícone telefone Odontologia: (11) 96306-7414 Ícone horário

Seg. à Sex. 08:00 as 18:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

Telefone da Dual Clinic Whatsapp da Dual Clinic Endereço da Dual Clinic Instagram da Dual Clinic

Uma das situações que causam um pouco de temor nos pais, é dar banho em um bebê. Nunca se sabe qual a consequência para a saúde da criança, caso alguns cuidados não sejam seguidos. Medo de algum escorregão ou desequilíbrio, ou de até mesmo alguma entrada de água no ouvido, todos estes acidentes podem provocar um grande desconforto.
 
Criamos este conteúdo para tirar todas as dúvidas de como dar banho no bebê recém-nascido de forma correta, não deixe de ler para tirar todas as suas dúvidas.

Nunca deixe o bebê sozinho no banho

 
Este tópico exige muita atenção, pois deixar o bebê sozinho, pode ser um grande perigo. Sendo dependente da mãe para tudo, e sem estrutura física para manter-se em uma posição ereta, os riscos de acidentes são enormes. Se precisar atender qualquer ocorrência urgente na hora do banho, não esqueça o bebê na banheira, leve-o junto enrolado em uma toalha, mantendo a criança aquecida e livre de um choque térmico.

Qual a temperatura ideal da água para dar banho no bebê?

 
O ideal é a água em uma temperatura morna, não quente, para evitar queimaduras na pele da criança. Segundos os médicos pediatras, a temperatura entre 36 e 37 graus, é a ideal para higienizar o recém-nascido durante o banho. Verifique com o seu antebraço ou com algum termômetro, se a temperatura está ideal para o seu bebê.

Qual o melhor horário para dar banho no bebê?

 
Existe quase um consenso entre os pediatras, depende muito dos hábitos de cada família, pois não existe uma grande influência sobre o horário do banho na saúde do bebê. O que é recomendável é a presença dos pais, pois a experiência deve ser compartilhada, tornando-se um momento de harmonia familiar.  

Melhor posição para dar banho no bebê


A melhor posição para dar banho no bebê é mantê-lo sentado na banheira, pois em pé, aumenta os riscos de escorregões e lesões, pois o corpo da criança ainda não apresenta firmeza, o que pode ser um grande perigo. Outra dica importante, é evitar encher a banheira com o nenê dentro, pois mesmo com uma pressão de água fraca e em pouca quantidade, a criança pode assustar e sofrer algum acidente.

A criança precisa tomar banho todos os dias?

 
Até aos 6 meses não é necessário, pois o uso excessivo da água e de produtos de limpeza, pode danificar a pele do bebê. Procure a orientação do seu médico pediatra quanto a que tipo de produtos usar, isso evita o avanço de alergias e problemas de pele.

Pode usar shampoo em recém-nascido?


O uso de shampoo não é autorizado para bebês que ainda utilizam banheira, pelo fato da química entrar em contato com a pele, causando consequências negativas, como irritação e vermelhidão, que pode também atacar aos olhos.
 
Agora que você aprendeu como dar banho em seu bebê, vamos cuidar um pouco da saúde deles? Tire 5 dúvidas sobre infecção urinária em crianças, é só clicar no link!

Dra. Paula Regina Colombi

Dra. Paula Regina Colombi

Formada pela Faculdade Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia - SP
Especialista em pediatria pela AMB


FALE COM O ESPECIALISTA
Ebook sobre Alergia em Crianças