Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone Medicina: (11) 96065-9978 Ícone telefone Odontologia: (11) 96306-7414 Ícone horário

Seg. à Sex. 08:00 as 18:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

Telefone da Dual Clinic Whatsapp da Dual Clinic Endereço da Dual Clinic Instagram da Dual Clinic

Para você papai e mamãe leitor do blog da Dual Clinic que tem dúvidas sobre como cortar as unhas do bebê, quando, qual a tesoura ideal, em que momento usar a lixa de unha para recém-nascido e a forma correta de cortar as unhas do bebê, vai gostar deste post que preparamos com todo o cuidado e carinho para te ajudar nessa fase tão fantástica e cheia de detalhes de uma criança.

Para proporcionar uma experiência de leitura bem prática e sem segredos, preparamos um índice para você identificar a sua principal dúvida. Buscar conhecimento sobre as experiências iniciais de um bebê é essencial para que o mesmo possa crescer feliz.  

Não deixe de ler!

Índice

Como cortar as unhas do bebê?

Quando cortar a unha do bebê pela primeira vez?

Qual a tesoura ideal para cortar unha de bebê?

Lixa de unha para recém-nascido: Quando usar?

 

1 - Como cortar as unhas do bebê?

Aprenda a forma correta de cortar as unhas do bebê, fazendo essa parte quando o seu pequeno estiver sonolento ou dormindo, o que vai justificar os poucos movimentos nas mãozinhas, evitando acidentes que podem resultar no corte do dedo. Quando for começar todo o processo, aperte com cuidado a pele do dedo para que a unha apareça mais, o que ajuda nos cortes laterais também.

Cortar as unhas do bebê é bom porque:


- Evita o acúmulo de sujeira o que pode trazer algumas doenças, pois o bebê tem o costume de levar sempre o dedo a boca, o que faz muitos germes terem acesso ao organismo da criança. 
 

2 - Quando cortar a unha do bebê pela primeira vez?


Espere passar alguns dias em relação ao nascimento pois é depois de algum tempo que as unhas vão ficando mais firmes, o que evita acidentes e até sangramentos pela fragilidade e falta de rigidez.  
 

Nos primeiros dias o que devo fazer?


- Use alguns recursos como luvinhas especiais e até mesmo meias para ajudar na proteção até chegar no momento certo de cortar a unha do bebê pela primeira vez. Nos primeiros dias de vida as unhas já apresentam uma certa altura o que requer cuidados.
 

3 - Qual a tesoura ideal para cortar a unha do bebê?


A tesoura ideal para cortar a unha do bebê deve ser de preferência anatômica com as pontas arredondadas, com capa protetora para livrar de germes e resíduos que possam impregnar no material trazendo assim perigos de contaminação. 

Um cuidado importante!!!


Após o uso da tesoura, procure limpar os seus componentes com algodão embebido em álcool para higienizar o material, para assim evitar futuros contatos com a unha da criança que podem gerar algum tipo de contágio.
 

4 - Lixa de unha para recém-nascido: Quando usar?


Este item dever ser especialmente desenhado para o cuidado com bebês recém-nascidos, mas como complemento de limpeza das unhas após o uso da tesoura, para eliminar pequenos resíduos de sujeira.
 
Pode ser aproveitado junto com o primeiro dia de uso da tesoura.
 

Qual o seu principal benefício?


- Ajuda na prevenção de arranhões feitos pelo bebê que podem formar futuros hematomas.
 
Compartilhe esta informação com amigos e familiares no Facebook! Com certeza deve ter pais precisando de ajuda!!!
 
 

Dra. Paula Regina Colombi

Dra. Paula Regina Colombi

Formada pela Faculdade Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia - SP
Especialista em pediatria pela AMB


FALE COM O ESPECIALISTA
Ebook sobre Alergia em Crianças