Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone

(11) 96065-9978

Ícone horário

Horário: Seg. à Sex. 08:00 as 19:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 - Vila Nova Cachoeirinha

Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone

(11) 96065-9978

Ícone horário

Horário: Seg. à Sex. 08:00 as 19:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

Quando chega à noite as mães costumam ficar bastante preocupadas pois, nutrem o medo de seus bebês apresentarem um estado febril sem elas ficarem sabendo. As consequências desta possível enfermidade além de ameaçar a saúde da criança, mexe com o psicológico das mães que sentem muita preocupação.
 
Para ajudar as mamães, vamos ensinar como baixar a febre do bebê em poucos minutos e sem sustos, além de explicar o que fazer no caso da criança não melhorar.
 
Continue a leitura e ajude quem você mais ama!

Como saber se o bebê está com febre?

Para saber se o bebê está com febre é necessário usar um instrumento para medição, geralmente um termômetro. Hoje, este item está bastante moderno e com tecnologia digital o que garante saber o resultado de forma rápida e simples.
 
Usar ações mais caseiras não será um método eficiente, como encostar a mão ou a bochecha na testa da criança, pois é considerado estado febril acima dos 37° graus o que só pode ser constatado com um aparelho desta natureza.  

O que fazer para abaixar a febre do bebê?

Parar abaixar a febre do bebê de forma rápida você precisa cumprir alguns passos bem simples:

- Retire o excesso de roupas
- Dê um banho morno (Tome cuidado com a temperatura da água). Para saber mais sobre o assunto, acesse a seguinte matéria: Como dar banho no recém-nascido.  
- Prepare toalhas úmidas em água fria e posicione na testa, virilha e axilas.
- Faça o bebê se hidratar com bastante água e leite também.
- Procure alimentá-lo e mantê-lo em repouso.
 
Seguindo estes passos em poucos minutos a febre vai baixar. Mas, persistindo a criança com alta temperatura o caso pode ser mais grave com a exigência de medidas mais profundas. Entenda melhor no próximo tópico.

O que fazer se a febre do bebê não baixar?

Caso o termômetro acuse 39° graus (principalmente se o pequeno tiver 3 meses ou menos de idade) a primeira coisa que você deve fazer antes de medicar a criança é procurar urgentemente um pediatra. Esse profissional vai fazer os exames necessários para averiguar se existe um risco de infecção bacteriana por exemplo. A partir dos resultados vai indicar algumas medicações (se necessário) e alguns procedimentos para curar a criança.
 
Mas, você sabia que deveria ficar mais atento aos sintomas da febre ao invés apenas da temperatura? Saiba mais a seguir.

Se preocupe mais com os sintomas da febre

Converse bastante com a sua pediatra para entender como funciona o organismo do seu filho e os sintomas que provocam a febre. Essa enfermidade é uma forma do sistema imunológico agir para expulsar algum corpo estranho que adentrou as dependências da saúde do bebê.

Gostou das dicas desta matéria? O que você acha de um profissional especializado acompanhando de forma integral o desenvolvimento do seu filho? Conheça a especialidade de puericultura e ganhe um anjo para cuidar do seu bebê. 

Dra. Paula Regina Colombi

Dra. Paula Regina Colombi

Formada pela Faculdade Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia - SP
Especialista em pediatria pela AMB
Especialista em Homeopatia pela AMH


FALE COM O ESPECIALISTA
Ebook sobre Alergia em Crianças