Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone Medicina: (11) 96065-9978 Ícone telefone Odontologia: (11) 96306-7414 Ícone horário

Seg. à Sex. 08:00 as 18:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

Telefone da Dual Clinic Whatsapp da Dual Clinic Endereço da Dual Clinic Instagram da Dual Clinic

O bebê caiu e bateu a cabeça e você ficou apavorado? Não se preocupe, pois, este texto foi feito para te ajudar! Separamos as dúvidas mais cruéis que fazem os pais perderem totalmente a paz, e respondemos cada uma com o máximo de cuidado para transmitir as informações de forma clara e objetiva.
 
O importante nestes casos é manter a calma, pois perder o controle vai levar a situação a um patamar bem mais complicado e difícil de se reverter. Por isso, o blog da Dual Clinic prepara as informações com todo o cuidado possível, para te ajudar nessa missão tão particular que é cuidar de uma criança.
 
Acompanhe os próximos tópicos com atenção! Vamos cuidar do seu bebê juntos?
 
Veja neste índice abaixo o que você vai aprender:

1 – O bebê bateu a cabeça: As primeiras 24 horas

2 – O bebê deve ficar sem dormir se bater a cabeça?

3 – Bater a cabeça próximo ao olho é perigoso?

4 – O bebê caiu do carrinho ou do berço e bateu a nuca...e as consequências?

O bebê bateu a cabeça: As primeiras 24 horas


Antes de entrar em desespero, observe a reação do bebê. Se ocorreu na região um trauma leve, não existe motivo para se preocupar, porém observe apenas as primeiras 24 horas, e a reação do pequeno. Se o mesmo vomitar, ou apresentar um sono estranho, dormindo em horas que não costuma, ligue para um pediatra imediatamente.
 
Um fato a se observar é quanto a intensidade do choro do bebê. Se o pequeno chorar muito, é normal que ele canse, e possa ter reações quanto a vomitar e sentir sono.
 
No caso de formação de um “galo” na região da batida, use uma compressa com gelo coberta com pano por exemplo, pois não pode colocá-lo em contato direto com o trauma para não causar queimações.
 
Crianças com menos de 1 ano e que sofreram uma queda batendo a cabeça, devem ser levadas imediatamente ao pediatra.

O bebê deve ficar sem dormir se bater a cabeça?


Essa dica é importante para crianças a partir de 1 ano.
Nas primeiras 3 horas com relação ao acidente, é recomendável que o bebê fique acordado para observar a sua reação e os sintomas que vão apresentar. Se dentro deste período os pais não estiverem atentos, o pequeno pode dormir devido a um sintoma de sonolência, o que pode passar desapercebido e anular um socorro imediato.

Bater a cabeça próximo ao olho é perigoso?


Sim é perigoso. Por se tratar de uma região muito sensível para os seres humanos de todas as idades, imagine para um bebê que apresenta uma estrutura frágil. Se os pais não apresentarem um controle emocional adequado para observar a evolução da criança logo após o trauma, o recomendável é leva-la imediatamente aos cuidados médicos.

O bebê caiu e bateu a nuca...e as consequências?


Para surpresa dos pais as consequências são quase nulas pelo o fato de a formação dos ossos dessa região serem fortes o bastante para amortecer a queda, porém, mesmo com esta variável os cuidados quanto a excessivas quedas devem ser tomados, pois, mesmo com a resistência nesta região podem surgir eventuais lesões.

Ficou alguma dúvida sobre algum ponto em especifico no texto?

Para saber como prevenir esta situação tão preocupante, acesse o seguinte texto: Evite em 5 passos os piores acidentes domésticos com crianças, e proteja o seu pequeno de lesões que podem marca-lo de forma definitiva.
 
 
 

Dra. Paula Regina Colombi

Dra. Paula Regina Colombi

Formada pela Faculdade Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia - SP
Especialista em pediatria pela AMB


FALE COM O ESPECIALISTA
Ebook sobre Alergia em Crianças