Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone Medicina: (11) 96065-9978 Ícone telefone Odontologia: (11) 96306-7414 Ícone horário

Seg. à Sex. 08:00 as 18:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

Telefone da Dual Clinic Whatsapp da Dual Clinic Endereço da Dual Clinic Instagram da Dual Clinic

Muitas vezes você já ouviu o quanto é importante escovar os dentes para prevenir cáries não é mesmo!? Mas será que você entende a importância por trás deste ato!? Neste texto de uma forma simples e direta, vamos explicar o que é cárie dentária, suas causas, tratamento e a importância de fazer uma limpeza eficiente na boca (uma grande arma contra bactérias).

Confira o nosso post, pois na guerra contra o inimigo dos seus dentes, conhece-lo é a melhor forma de combate-lo.

Está é a arte da guerra por um sorriso mais bonito.

O que é cárie dentária?


Cárie dentária é o processo de destruição das camadas saudáveis dos dentes, responsável pelo surgimento de lesões, tornando os dentes mais sensíveis e vulneráveis ao surgimento dos tão temidos buracos.
 
Mas o que realmente cria um vilão tão implacável para a saúde bucal? Por incrível que pareça, o grande responsável por este desastre é você! Entenda melhor no tópico a seguir.

O que causa cárie dentária?

A causa da cárie dentária está no consumo em excesso de alimentos que contenham açúcar, e de comidas com uma textura mais pegajosa. A falta de cuidados com a higiene bucal, aumenta o poder de ataque das bactérias, que não enxergam em sua frente defesas capazes de impedi-la de se alimentar de restos de comida e se desenvolverem, e começarem a ocupar a área dos dentes.

“Estou com cárie, que tratamento devo fazer? É possível reverter a situação? ” Leia o próximo tópico para descobrir.

Tratamento de cárie


O tratamento para cárie vai depender muito do estágio em que se encontra o problema. Em níveis iniciais, um dentista vai usar a técnica de um selante, mas caso o esmalte tenha sofrido ataques impiedosos das cáries, uma restauração dentária será necessária. Em casos aonde houve conquista total do território do seu dente, devo informar que um tratamento de canal é a única esperança.
Estamos chegando no ponto mais importante deste post, e finalmente você vai entender o porquê escovar os dentes é tão importante.

Como evitar caries: O poder da escovação

Escovar os dentes é como desenvolver uma estratégia de defesa contra as bactérias, que como agentes infiltrados na boca, só esperam uma oportunidade de saquear os restos de alimentos perdidos. Limpar os dentes de forma correta, aumenta o flúor na textura do esmalte, criando um escudo de proteção para as camadas, o que garante resistência contra os soldados destruidores da saúde bucal.

Neste texto você aprendeu:

- Que cárie dentária é o processo de destruição dos minérios que compõem o esmalte do dente, tornando-o mais sensível e com lesões comparáveis a buracos.
- E que a causa das cáries está no consumo em excesso de alimentos que contém açúcar e uma textura pegajosa, e na desatenção nos cuidados de limpeza bucais.
- Escovar os dentes é uma arma de prevenção poderosíssima, que impede que as bactérias responsáveis pela cárie, possam se desenvolver.

Você sabia que existem alimentos que fazem bem aos dentes? Clique no link, e veja como você pode unir o útil ao agradável, para manter o seu sorriso mais bonito.

Dr. Murillo Rocha

Dr. Murillo Rocha

CRO 102.057
Cirurgião Dentista
Clínico Geral
Implantodontista
Excelência em estética


FALE COM O ESPECIALISTA
Ebook sobre Clareamento Dental