Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone

(11) 96306-7414

Ícone horário

Horário: Seg. à Sex. 08:00 as 19:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 - Vila Nova Cachoeirinha

Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone

(11) 96306-7414

Ícone horário

Horário: Seg. à Sex. 08:00 as 19:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

Você já se perguntou o que é bruxismo no dente, suas causas, quais são os seus sintomas e se existe tratamento? No post de hoje, respondemos todas essas perguntas para ajudar você a entender um panorama geral que cerca essa enfermidade que afeta grande parte da população.
 
Em dados atualizados do ano de 2017, 80% da população sofre de bruxismo e não sabe. Muitas dores e incômodos sentidos diariamente, podem estar relacionados a este mal. A serviço da sua saúde, a Dual Clinic separou com todo o cuidado, informações pertinentes que vão fazer um grande bem para você! 
 
Acompanhe os próximos tópicos para entender melhor!
 

O que é bruxismo no dente?


Sobre o bruxismo, podemos afirmar que se trata de uma doença que provoca o ranger dos dentes e o apertar dos mesmos, caracterizando por ações involuntárias.
 
O que faz grande parte da população não perceber que sofre desta doença, é devido ao bruxismo noturno, que gera sintomas que dificilmente serão notados por ocorrerem durante o sono. Por incrível que pareça, existe uma grande faixa de crianças que sofrem com os sintomas do bruxismo.
 
Por este detalhe, é importante uma observação mais atenta por parte dos pais, que devem se mostrar um tanto observadores no momento do sono dos seus pequenos. 
 

O que causa o bruxismo?


As suas causas podem estar ligadas a fatores genéticos, mas as fontes mais prováveis podem estar unidas a questões emocionais, provocadas por situações de stress, ansiedade e tensão desordenada. Caso exista problemas físicos na região da boca, que dificulte o fechamento da mesma, o bruxismo evolui a partir deste detalhe.
 

Sintomas do Bruxismo 


O Bruxismo provoca os seguintes sintomas:
- Dores de cabeça
- Amolecimento dos dentes
- Dor de pescoço
- Dor e zumbido no ouvido
- Estalos ao abrir e fechar a boca
- Dor na mandíbula e músculos da face
- Mudanças na rotina do sono
 
As vezes podemos atribuir estes sintomas a outros problemas, mas é importante entender estes sinais, e ver como combinados entre si, podem se tornar um padrão de bruxismo.
 

Tratamento para o Bruxismo


A cura ainda não está clara para a odontologia, o que motivou o desenvolvimento de um tratamento para controlar o bruxismo, baseado nas figuras de materiais como placas rígidas de acrílico, placas interoclusais flexíveis de silicone, que são pré-moldadas de acordo com o formato da arcada dentária.
 

Diagnóstico de bruxismo e recomendações diversas


A melhor forma de fazer um diagnóstico preciso, é pelas mãos de um dentista, que tem todas as competências necessárias para confirmar que o paciente sofre de bruxismo.
 
Para lidar com este problema no dia-a-dia, procure praticar exercícios físicos de forma regular, pois ajuda no controle da ansiedade e stress, evitando que você aperte os dentes em um reflexo de nervosismo.
 
Outras recomendações importantes, apontam para vícios em mastigar chicletes duros, ponta de lápis e objetos que apresentam uma textura árdua para os dentes.
 
Com um pouco de força de vontade e determinação, lute contra o costume de apertar os dentes, pois de forma quase que inconsciente, você está contribuindo para o agravamento da situação.
 
Precisa de ajuda especializada para superar este problema? Marque uma consulta e comece a dar mais valor para a sua saúde. 

Dr. Murillo Rocha

CRO 102.057
Cirurgião Dentista
Clínico Geral
Implantodontista
Excelência em estética


FALE COM O ESPECIALISTA
Ebook sobre Clareamento Dental