Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone Medicina: (11) 96065-9978 Ícone telefone Odontologia: (11) 96306-7414 Ícone horário

Seg. à Sex. 08:00 as 18:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

Telefone da Dual Clinic Whatsapp da Dual Clinic Endereço da Dual Clinic Instagram da Dual Clinic

Do que você tem mais medo quando vai ao dentista? Pense por alguns minutos...e acredito que você vai chegar as seguintes conclusões:

 

1 – Os aparelhos que o dentista usa

2 – Tratamentos odontológicos doloridos

3 – Aquela cadeira reclinada....

 

Nosso cérebro produz julgamentos precipitados baseados em experiências de outras pessoas, e a imagem que traduzimos diante de determinados ambientes.

 

Mas será que estas são as verdadeiras razões que você deve nutrir medo? Bem...existe um perigo cultivado em muitas clinicas odontológicas de caráter duvidoso, que você deveria se precaver...

 
Conheça melhor sobre Contaminação Cruzada em Consultório Odontológico, e tome cuidado com esta verdadeira ameaça!

O que é infecção cruzada em Odontologia?

Infecção cruzada em Odontologia, é a transferência de microrganismos de um paciente para o outro, formando uma infecção.  Aparelhos odontológicos são os principais transmissores, independente de possuir uma estrutura mais simples ou complexa.
 

O ambiente de uma Clínica Odontológica, corre muitos riscos de contaminação, que se originam das bocas dos pacientes e mãos de Dentistas e funcionários.

Contaminação cruzada direta e indireta


Contaminação cruzada direta é quando não existe a interferência de um objeto na transferência de microrganismos, mas sim por intermédio de um contato físico ou fontes de secreções nasais, vindas de um espirro por exemplo.
 
Na contaminação cruzada indireta, acontece a passagem de micróbios pela mediação de algum objeto, no caso de clinicas dentárias, esse fenômeno ocorre frequentemente com aparelhos odontológicos que não são esterilizados. 
 

Como previnir?

Procure frequentar consultórios odontológicos que estejam regulamentados segundo as normas de biossegurança, pois estes ambientes passam por processos rigorosos de esterilização, impedindo a transferência destes microrganismos. 

Luvas, toucas e roupas especiais, ajudam no processo de prevenção, e devem ser acessórios indispensáveis para dentistas, assistentes e demais funcionários.

Higiene em Clinicas Odontológicas é essencial para a saúde

 

O ideal para controlar o perigo das contaminações cruzadas, é a criação de um Centro de esterilização de materiais, aonde todo o perigo de transmissão de microrganismos, possam ser definitivamente anulados

Clinicas Odontológicas com este perfil, demonstram um grande respeito por seus pacientes, pois colocam a saúde e preservação física, acima de lucros.

Procure estes espaços para iniciar o seu tratamento, pois se você vai até eles para cuidar da sua saúde bucal, você precisa que a sua integridade física, seja preservada e respeitada, por um ambiente sadio e bem higienizado, livre de riscos que podem ameaçar o seu bem-estar como um tudo.
 

Se você chegou até a parte final deste texto, é um indicio que o assunto chamou a sua atenção. Continue acompanhado o nosso blog para saber mais. 

Dr. Murillo Rocha

Dr. Murillo Rocha

CRO 102.057
Cirurgião Dentista
Clínico Geral
Implantodontista
Excelência em estética


FALE COM O ESPECIALISTA
Ebook sobre Clareamento Dental