Ícone telefone

(11) 3851-8411

Ícone telefone Medicina: (11) 96065-9978 Ícone telefone Odontologia: (11) 96306-7414 Ícone horário

Seg. à Sex. 08:00 as 18:00

Ícone endereço

Av. Parada Pinto, 135 – Vila Nova Cachoeirinha

Telefone da Dual Clinic Whatsapp da Dual Clinic Endereço da Dual Clinic Instagram da Dual Clinic

Janeiro verde é um mês importante para a saúde da mulher. É um alerta para a prevenção de uma doença perigosa. Essa doença está entre as mais recorrentes e nocivas para as mulheres. Essa campanha tem por missão impedir os avanços da doença e auxiliar na conscientização de ações de prevenção.
 
Para saber um pouco mais sobre o que se trata, preparamos um conteúdo especial. Saiba o que é janeiro verde e muitas outras informações. Aproveite e compartilhe esse texto nas redes sociais, WhatsApp e Telegram. Uma informação desse tipo, pode salvar muitas vidas. Converse com as mulheres da sua família e suas amigas.
 

O que é janeiro verde?

Janeiro verde é uma campanha de conscientização e prevenção contra o câncer do colo do útero. Segundo o instituto nacional do câncer, mais de 16 mil mulheres no Brasil, sofrem com as consequências da doença. Mas, o câncer de colo do útero, é o tipo com maiores chances de prevenção, porém os dados apresentados são preocupantes.
 
Vamos passar um número que merece registro. Em 60% dos casos no Brasil, o câncer de colo do útero é identificado em estágios mais avançados, ou seja, o diagnóstico precoce salva muitas vidas. A principal característica da doença é ser silenciosa, aumentando o numero de óbitos para 35%.
 

Qual é a causa do câncer do colo do útero?

A principal causa do câncer do colo do útero é a infecção por HPV, uma doença sexualmente transmissível. O vírus HPV, provoca sérias lesões no colo do útero, sua origem se deve prática sexual de forma precoce e no acúmulo de muitos parceiros, ou seja, a falta de conhecimento sobre o histórico de saúde dos parceiros sexuais, abre caminho para muitos riscos.
 
Existem mais de 150 tipos de HPV, ou seja, alguns são mais nocivos para o desenvolvimento de câncer. Antes da mulher iniciar a sua vida sexual, é importante fazer um exame ginecológico preventivo, e o exame Papanicolau, deve ser feito de forma anual para evitar lesões malignas.
 

Como prevenir o câncer do colo do útero?

O SUS (Sistema Único de Saúde), oferece uma vacina preventiva contra o vírus HPV. Oferecida para meninos e meninas de 11 a 14 anos, deve ser tomada antes dos 25 anos de idade. O recomendado é uma aplicação antes do inicio da vida sexual. Outra ação que pode ser feita, é evitar o inicio da vida sexual de forma precoce e a multiplicidade de parceiros. São recomendações importantes para evitar o contágio.
 
 
Aderir a formas de prevenção é o melhor caminho para evitar a mortalidade por câncer do colo do útero. O diagnóstico nos estágios iniciais da doença, tem a probabilidade de 100% de cura.
 

Conclusão

Entendeu como a campanha janeiro verde é importante para combater o câncer de colo do útero? Compartilhe este conteúdo pelo Facebook. Pode salvar muitas vidas. Precisa cuidar da sua saúde e aumentar a sua qualidade de vida? Acesse mais matérias em nosso Blog.
 
Ainda não conhece a Dual Clinic? Descubra um novo conceito em saúde.